Disfunção da ATM (DTM) e Dor Orofacial

A Disfunção da ATM se caracteriza por alterações que afetam a Articulação  Temporomandibular. Essa articulação está localizada logo à frente dos ouvidos e é a  responsável pelos movimentos (abertura, fechamento e lateralidade) da mandíbula.
A causa geralmente está associada a maloclusão (relacionamento inadequado entre os  dentes da maxila e mandíbula), estresse e ansiedade. Pode ser potencializada também, por  doenças sistêmicas como fibromialgia ou doenças hormonais.

Sintomas

Muitas vezes a Disfunção da ATM é confundida com outros problemas, como dores  dentárias e problemas de origem infeccioso. Portanto, é muito importante ficar atento aos  sintomas que a caracterizam.
Seguem os principais:

• Estalido
  • Dor orofacial
  • Dor no pescoço e ombros
  • Travamento e desvio durante a abertura e/ou fechamento da mandíbula
  • Mordida incomoda
  • Desgaste dental excessivo
  • Inchaço na lateral da face
  • Zumbido no ouvido

Tratamento

Existem diversas formas de tratamento, a depender da origem do problema. Dentre os mais  utilizados tem-se a toxina botulínica em casos de problemas musculares, as placas de  acetato para tratar o bruxismo (ranger dentes) e apertamento, e a cirurgia em casos de  problemas ósseos.
O planejamento do tratamento é realizado em acordo entre o dentista e o paciente, sempre  visando o melhor prognóstico possível.
Se você tem sofrido com algum dos sintomas citados, não deixe de agendar uma consulta.  A Disfunção da ATM é um problema tratável e a cura pode restaurar por completo a  qualidade de vida do indivíduo afetado.