Periodontia

A Periodontia é a especialidade odontológica que trata e previne as doenças e alterações  que possam vir a afetar a gengiva e os ossos, sendo a responsável por cuidar dos tecidos  que dão sustentação aos dentes.
Este tipo de acompanhamento é recomendado para pacientes que não fazem higienização  correta da boca ou que se encontram em zona de risco, como tabagistas, pessoas com  baixa imunidade ou indivíduos que mantêm maus hábitos alimentares.

Doença Periodontal

A Doença Periodontal se caracteriza pelo comprometimento dos tecidos periodontais  (gengiva, osso alveolar e ligamentos), o que causa a reabsorção do osso ao redor das  raízes dos dentes. Isso pode levar a perda do elemento, se não tratada.
Os principais problemas relacionados são as placas bacterianas, a gengivite e a  periodontite.
Tais situações podem ser evitadas através de uma boa higiene bucal, composta pela  escovação, uso de fio dental e um acompanhamento odontológico periódico.

Tratamento

Na periodontia, a tratamento é realizado através da remoção das placas bacterianas por  meio da raspagem e do alisamento das raízes dos dentes. Em casos mais graves é  necessária uma cirurgia para remoção completa.
Podem ocorrer algumas sequelas estéticas que devem ser tratadas posteriormente.