Cirurgia Ortognática

A Cirurgia Ortognática é um procedimento cirúrgico odontológico indicado para casos de  desarmonias faciais e dentárias, em que o crescimento dos ossos da face e dos dentes  encontra-se fora dos padrões ideais anatômicos.
Na maioria das vezes esses problemas têm causas genéticas que, quando acentuadas,  acabam causando significativas desarmonias na face. Por se tratar de uma alteração de  origem óssea, o tratamento com aparelhos ortodônticos acaba não sendo suficiente.A Cirurgia Ortognática Engloba a associação de um tratamento ortodôntico com um cirúrgico para propiciar melhorias estéticas e funcionais na face dos pacientes.

Procedimento

O tratamento começa com uma avaliação odontológica completa e com a inserção do  aparelho ortodôntico visando reposicionar os dentes corretamente.
O procedimento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar, por dentro da boca, ou seja,  não deixa cicatrizes visíveis. Durante a cirurgia é feita a correção das bases ósseas o que  permitirá que o tratamento odontológico pós cirúrgico seja capaz de corrigir a posição da  arcada dentária do paciente.
Dentre os problemas tratados pela Cirurgia Ortognática, destacam-se:

  • Prognatismo mandibular (queixo para frente)
  • Retrusão mandibular (queixo para trás)
  • Excesso de crescimento vertical da maxila (sorriso gengival)
  • Assimetrias maxilomandibulares (face torta)
  • Apneia obstrutiva do sono